Mitos e verdades sobre tatuagens

Mitos e verdades sobre tatuagens Deixe um comentário

Muitos mitos e verdades sobre tatuagens surgiram ao longo do tempo, porém, muitas são histórias inventadas, que ouvimos ou lemos por aí em sites, em redes sociais, ou até em grupos no WhatsApp, etc, mas nem tudo o que se ouve ou se lê é verdadeiro.

Saiba que fazer tatuagem é uma prática bem mais antiga do que se imagina, existem diversas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens já eram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C., e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori), que tatuavam-se em rituais ligados a sua religião.

Mas, é necessário, para quem pretende fazer uma tatuagem, sempre buscar e checar informações sobre este assunto, fazendo de forma correta, com profissionais da área ou em sites confiáveis.

Assim, é fundamental que, se quem está pretendendo fazer uma tatuagem, se informe da melhor forma possível sobre esse tipo de procedimento estético.

Confira alguns mitos e verdades sobre tatuagens:

Tatuagem causa câncer?

Nada indica. Já foram feitas diversas pesquisas sobre esta questão, mas nenhuma dessas indicou, efetivamente, que a tatuagem foi causadora de algum tipo de câncer.

Ariel Ostad, professor assistente clínico de dermatologia do NYU Langone Medical Center, em Manhattan, EUA, afirma que a tatuagem não causa o câncer. Então, isto é mito.

Mitos e verdades sobre fazer tatuagem. Imagem – TKTX

Tatuagem desbota após a cicatrização?

Não chega a ser um mito, pois a afirmação tem um fundo de verdade. Depois de fazer uma tatuagem vai requerer alguns cuidadosPrincipalmente o cuidado dermatológico, que precisa ser correto durante o período de cicatrização.

O que acontece é que a pele estará passando por uma recuperação, proveniente da lesão deixada pela tatuagem.

Assim, nos primeiros dias, a tatuagem pode ficar com um aspecto esbranquiçado, isso por conta do ressecamento das células da superfície da pele, formando a conhecida “casquinha”.

Esta casquinha que se forma em cima da tatoo, é a pele se rejuvenescendo, ou seja, a pele lesada sendo substituída por uma nova.

Portanto, nesta fase é importante seguir seguir todas as recomendações do tatuador, como:

  • aplicação correta de medicamento,
  • higienização,
  • aplicação de curativo,

Entre outros cuidados, para que a cicatrização ocorra de forma tranquila, sem risco de haver inflamação ou irritação. Mas podemos desde já afirmar que: tatuagens não desbotam na cicatrização.

Outras recomendações depois que fizer tatuagem

Caso você tenha feito sua tatuagem no verão por exemplo, evite ficar exposto ao sol forte, pois não se recomenda o uso protetor solar nos primeiros dias, é preciso esperar que a pele cicatrize primeiramente.

É fundamental evitar a exposição ao sol após fazer uma tatuagem, principalmente na região da pele onde foi feita.

Outro cuidado, e com o cloro usado em piscinas, que também pode danificar a tatuagem, por ser um produto químico que pode ‘esmaecer’ as cores.

Não pode tirar as casquinhas depois de fazer a tatuagem?

Sim, é verdade. Não é recomendado tirar a casquinha da tatuagem no período de cicatrização.

O que acontece é que, infelizmente, as casquinhas costuma incomodar, causando um pouco de coceira. Mas mesmo assim, deve-se manter os cuidados de não retirá-las, pois fazem parte do processo de cicatrização.

Utilize a pomada indicada e mantenha os cuidados recomendado pelo seu tatuador. Logo ela estará bem curada e sem as cascas, que saem naturalmente. 

Chocolate e fritura dificultam a cicatrização da pele depois da tatuagem?

Sim, isto é verdade. Alguns alimentos devem ser evitados durante o período de cicatrização da sua tatuagem.

Existem alimentos que possuem propriedades inflamatórias, os que possuem grandes quantidades de gordura hidrogenada, açúcar, sal e óleos, por exemplo.

Então, evite o exagero no consumo deles neste período de sua alimentação.

Pessoas com tatuagem não podem mais doar sangue ou fazer transfusão?

Isto também é um mito! E um dos mais preocupam as pessoas: se depois de fazer tatuagens podem doar sangue?

A resposta é sim, podem. Além disso, também poderão fazer transfusão de sangue.

Entretanto, pessoas que fizeram tatuagem precisam esperar um ano para doarem sangue.

Isto porque, de acordo com o Ministério da Saúde, esse prazo é necessário porque existe o risco da pessoa ter contraído algum vírus na hora de fazer sua tatuagem.

Já no caso de piercing, enquanto a pessoa usar, fica indefinidamente inapto para doação. E, mesmo após fazer a retirada dos piercings, a pessoa fica 12 meses impedida de doar sangue.

A agulha de tatuagem deve ser descartável?

Sem dúvida, as agulhas devem ser descartáveis. E, a recomendação é que o profissional tatuador abra todos os equipamentos que serão usados no procedimento diante da pessoa que será tatuada.

Exija isso do profissional contratado. Ademais, após o uso, as agulhas devem ser descartadas em locais apropriados.

Fazer tatuagem dói?

Sem dúvida, entre os mitos e verdades sobre tatuagens, esta é uma das perguntas mais feita por quem pretende fazer uma tatoo, o que infelizmente é verdade, porém vamos por partes.

Mas, como sempre comentamos em nossa Loja TKTX, isto varia bastante de pessoa para pessoa, de pele para pele, e até de sensibilidade para sensibilidade, entenda porque: porque existem pessoas que sentem mais dores que outras, e outra menos, isto já provado cientificamente.

O quanto de dor vai sentir varia de pessoa para pessoa. Além de que, alguns lugares do corpo são mais sensíveis para tatuar e assim podem causar este desconforto da dor.

Mas você não precisa mais sentir dor para fazer uma tatuagem, continue a leitura e entenda. 

Como fazer uma tatuagem sem sentir dor?

Está é a pergunta que mais gostamos de responder, porque, sentir dor durante a tatuagem não é mais um problema.

Hoje, fazendo o uso das pomadas anestésicas TKTX originais, vendidas em nossa loja, esse problema da dor não existe mais.

A pomada TKTX é eficaz contra a dor na hora de tatuar, ela é uma pomadas anestésicas revolucionária no uso de procedimentos estéticos, por isso foi escolhida para ser nosso principal produto.

Conheça aqui todas pomadas TKTX e escolha a sua

Gostou deste conteúdo? Então, agora você já sabe algumas coisas que são mitos e verdades sobre tatuagens, antes de fazer sua tão desejada tatoo, além de pesquisar a respeito, fale sempre com um profissional.

Sendo o mais aconselhável buscar informações com um especialista, pois um profissional tatuador poderá esclarecer todas suas dúvidas a respeito do assunto.

Vídeo instrucional do modo de uso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *